Quais são as vacinas obrigatórias até os 15 meses do bebê?

Confira agora as vacinas devem ser tomadas a partir do 7º mês.

Na semana passada falamos um pouco sobre as principais vacinas que devem ser dadas para os bebês até os seis meses de idade. É muito importante manter a carteira de vacinação em dia, para que o bebê tenha um crescimento saudável e feliz.

Agora vamos falar um pouco sobre as vacinas necessárias a partir do sétimo mês de vida do bebê. Nessa fase ele já está bem espertinho e já pode estar começando a arriscar os primeiros passos. Você já tem mais confiança e já leva seu pequeno para o shopping e outras atividades. Pode até ser que o bebê já esteja frequentando a escolinha. Por isso reafirmamos, consulte seu pediatra regularmente e dê ao seu bebê todas as vacinas obrigatórias.

Pode parecer um pouco confuso, com tantas vacinas disponíveis no mercado. Sendo assim, separamos de forma fácil e prática para você conhecer e se programar melhor de acordo com a idade do seu bebê.

E quais são as vacinas que devem ser tomadas a partir do sétimo mês até um ano e três meses?

7º  e 8º mês

Esse é um mês de descanso para você e seu bebê.

9º mês

Com nove meses você deve levar seu bebê para tomar a vacina contra a Febre Amarela. Atualmente a vacina é dose única, não tendo necessidade de reforço. Porém consulte seu pediatra em caso de viagens para locais em que haja casos da doença.

10º e 11º mês

Outro mês de descanso das picadinhas.

12º mês

Com um ano é necessário que o seu bebê tome as seguintes vacinas:

– 1ª doce = Tríplice Viral: ela previne doenças como sarampo,  caxumba e rubéola.

– Reforço = Pneumocócica 10 Valente: A mesma que o pequeno tomou com dois e quatro meses, que previne contra pneumonia, meningite e outras doenças.

– Reforço = Meningocócica C = Também é um reforço da mesma vacina ministrada quando o bebê estava no terceiro e quinto mês, que protege contra a doença meningocócica.

13º e 14º mês

Mês livre de picadas para o pequeno.

15º mês

Esse é o mês em que se encerra o ciclo de vacinas obrigatórias para os bebês. A partir daqui, já com um ano e três meses, o pequeno seguirá o calendário de vacinas destinado às crianças. As últimas vacinas dessa fase são:

DTP = protege contra as doenças diferia, tétano e coqueluche.

Poliomelite: as famosas gotinhas que vão acompanhar seu (ua) filho (a) por muito tempo. Previne contra a poliomelite.

Hepatite A: vacina de dose única que previne contra a hepatite A

– Reforço = Tríplice Viral: a mesma vacina ministrada ao bebê com um ano.

Pais com seu filho bebê.
Apesar das doloridas picadinhas, é muito bom ver seu bebê crescendo com saúde.

Lembrando que você pode consultar o calendário de vacinas sempre que desejar no site do Ministério da Saúde. Essas vacinas são dadas gratuitamente nos postos de saúde de sua cidade. Faça uma visita e conheça os horários. O governo também programa campanhas ao longo do ano. Essa é uma excelente oportunidade para conferir a a carteirinha de vacinação tanto do seu bebê como a sua. Muitos pais esquecem de se cuidar após a chegada do bebê. Por isso, aproveite e coloque em dia as suas vacinas. Você pode conferir o calendário de vacinação adulto aqui, e já se programar.

E você? Deu alguma outra vacina no seu bebê que não mencionamos acima? Compartilha com a gente!

E quanto às vacinas que devem ser dadas até os seis meses? Confira aqui para ver o post anterior.

Com o inverno começando a dar as caras, você já sabe quais os cuidados essenciais que deve ter como o seu bebê? Confira aqui algumas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.