Principais vacinas até os 6 meses de vida do bebê

bebe vacina

Você sabe quais são as vacinas obrigatórias que devem ser dadas nos bebês até os 6 meses? Confira no post!

O grande dia chegou e o seu bebê lindo e saudável está em seus braços! Que alegria! Agora se inicia uma nova fase. É preciso acertar a rotina, cuidar da alimentação, estar atento a qualquer sinal do bebê, e claro, levar o pequeno para tomar todas as vacinas necessárias.

É muito importante o controle correto das datas de vacinação, pois assim seu bebê estará imunizado e seguro. Nós da S.Stein Baby. a primeira joalheria para bebês e crianças do Brasil, prezamos pela saúde dos nossos pequenos, por isso vamos compartilhar com você nesse primeiro post quais são as vacinas recomendadas durante os primeiros seis meses de vida da criança.

Note que nossa dica não exclui as orientações do seu pediatra, elas vêm apenas para somar e para ajudar você a se organizar durante essa fase mais conturbada pós-gestação.

Você também pode conferir essa e outras orientações de vacina direto no site do Ministério da Saúde, feito pelo governo. Lá é possível encontrar calendários de vacinação não só para crianças, como para gestantes, adultos e idosos.

Ao nascer

Assim que o bebê a nasce ele já deve tomar duas vacinas. A primeira é a BCG, aquela que todos nós temos uma pequena marquinha no braço direito. Ela é de suma importância, pois previne formas graves de tuberculose principalmente miliar e meníngea. O ideal é que essa vacina seja dada ainda na maternidade, como dissemos, no braço direito do bebê.

Uma única dose é necessária, porém o Ministério da Saúde recomenda que ela seja reforçada entre os seis e dez anos de idade.

A outra vacina a ser dada na maternidade é a Hepatite B. Essa é uma doença tão grave que se não cuidada pode levar a uma infecção crônica. Por isso ela é dada em até 12 horas após o nascimento. Ela possui três doses, sendo a primeira na maternidade, a segunda com dois meses e a terceira com seis meses de vida.

Uma nota importante é para bebês prematuros. Os pais devem esperar a criança atingir os 2kg de peso para que a vacina possa ser tomada. Recomenda-se que a ministração seja feita ainda na maternidade.

2º mês

No segundo mês o bebê deve tomar as seguintes vacinas:

– 1ª dose = Pentavalente: está imuniza o bebê contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e infecções por HiB.

Poliomelite = previne a poliomelite e paralisia infantil.

– 1ª dose = Pneumocócica 10 Valente: contra pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo;

– 1ª dose =  Rotavírus: imuniza contra diarreira causada pelo rotavírus.

 

3º mês

Para alívio do pequeno bebê, e dos pais também, no terceiro mês é recomendada apenas uma vacina.

– 1ª dose = Meningocócica C: previne a doença meningocócica C.

 

4º mês

No quarto mês ocorre a segunda dose das vacinas ministradas no segundo mês, que são: Pentavalente, Poliomelite, Pneumocócica, Rotavírus.

 

5º mês

Fique atento pois no quinto mês ocorre a segunda dose da vacina Meningocócica C.

 

6º mês

No sexto mês ocorre a terceira dose de algumas vacinas como a Pentavalente e Poliomelite.

 

Os primeiros seis meses do bebê parecem bem agitadas com esse calendário de vacinação, não é mesmo? É uma atividade dolorosa mas muito necessária!

Pai e bebê brincando.
Mantendo as vacinações em dia do seu bebê, você poderá desfrutar de momentos únicos com ele.

Lembrando que todas as vacinas obrigatórias estão disponíveis nos postos de saúde de maneira gratuita. Basta levar a carteira de vacinação da criança a uma unidade mais próxima a sua casa.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com a gente! E aguarde na semana que vem a segunda parte do post, quando falaremos sobre vacinação dos sete aos 12 meses de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.