Ouro pode dar alergia? 3 dicas para evitar!

alergia a ouro

Será que o ouro, metal mais puro que existe, pode dar alergia?

A resposta é sim! Infelizmente! Mas é claro que é muito incomum. Em geral, o ouro é o mais indicado para primeiro furo, bebês e pessoas mais alérgicas por seu nível de oxidação ser considerado mínimo. As alergias com ouro 18k afetam apenas algumas pessoas por conta de alguns fatores específicos, e vamos explicar o motivo!

Primeiro precisamos conhecer do que o ouro é feito. A maior parte das joalherias produz peças em ouro 18k. Isso significa que existem 18 partes de ouro e o restante é constituído de outros materiais. Isso porque o ouro puro, metal nobre, possui uma consistência maleável, o que dificulta na confecção de joias. A liga do ouro 18k é composta por 75% de ouro puro, 25% de prata e uma mínima quantidade de cobre.

Dessa forma, o que causa as alergias, assim como o eventual escurecimento de joias (que já falamos nesse post aqui), é a presença desses outros materiais. Eles podem causar a chamada Dermatite Alérgica de Contato ou a  Irritativa. Que nada mais é do que a peça em contato com a pele ou acumulando impurezas, causando vermelhidão, coceira e irritabilidade.

Isso pode acontecer em casos pontuais ou de forma permanente. Em casos pontuais seria quando a peça entra em contato com outros produtos químicos, causando uma reação, que pode ser o motivo da alergia. Produtos de limpeza, alguns modelos de sabonetes, perfumes e outros. Já a alergia permanente ocorre sem motivos aparentes. Isso pode acontecer pelas próprias substâncias que o corpo humano exala, como ácido úrico nas mãos, que sai junto com o suor. Ele é o maior causador de escurecimento de peças e alergias. O processo de oxidação da prata e do cobre pode causar alergias em pessoas mais sensíveis.

Mas como podemos prevenir?

  1. Adquira peças em ouro autêntico

Tenha certeza que está adquirindo uma joia em ouro 18k verdadeiro. Infelizmente algumas joalherias comercializam peças que não são totalmente em ouro. Dê preferência para joalherias consolidadas no mercado, peça ajuda de amigos e confira suas referências na Internet. Confira se a joalheria possui o selo Amagold, que certifica a procedência do ouro. Na S.Stein você recebe o Certificado de Autenticidade, o que garante a qualidade do ouro. Nesse post aqui te ajudamos a identificar o ouro 18k.

  1. Evite o contato com produtos químicos

Sabemos que é inevitável o contato com produtos de limpeza, perfumes e cosméticos, por isso recomendamos que ao utilizar esses produtos você opte por retirar suas joias ou utilizar luvas. Esse procedimento é essencial tanto para evitar alergias, como para manter a qualidade de suas joias. Isso porque o contato com esses materiais pode tirar o brilho natural da peça e deixá-la opaca. Mas não se preocupe! Caso isso ocorra é só você levar até a S.Stein mais próxima e solicitar um polimento.

  1. Retire regularmente sua joia para limpeza

Alguns casos de alergia podem ser causados por conta do acúmulo de impurezas embaixo da peça. Tomemos como exemplo as alianças. Dificilmente são retiradas e por serem justas no dedo, podem estar acumulando algo embaixo, o que pode causar alergias. Dessa forma, de tempos em tempos, retire a peça, seja aliança ou brincos, lave com água e sabão a área, seque bem, e recoloque a peça.

Claro que existem casos de alergia que não estão relacionados aos fatores mencionados acima. Por isso lembramos que o mais recomendável é você consultar seu dermatologista. Ele vai indicar as causas para sua alergia e o melhor tratamento para você se recuperar e voltar a usar suas joias favoritas.

E você, já passou por uma situação de alergia com joias? Conte para gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.