É impressionante a quantidade de coisas que temos para fazer! Com o passar do tempo, ao invés de diminuírem as pendências, elas vão apenas se multiplicando e tomando grande parte do nosso tempo.
Boa parte dessa avalanche de solicitações é causada pelo atual momento em que vivemos, o qual exige que tudo seja feito para ontem. Esse fluxo constante de necessidades faz com que estejamos sempre cansados e ansiosos.
Todas as vezes que vou ajudar alguém nesse quesito peço para que a pessoa escreva em um papel todas as suas pendências, tudo o que está ocupando um espaço na sua mente. Simplesmente tudo. A partir daí seguimos alguns passos que irão ajudar na sua organização pessoal.
- Defina prioridades
Lembra daquela lista de urgente – importante- necessário? Esses são alguns critérios para você triar suas pendências. Você deverá avaliar cada item separadamente e definir sua ordem de importância.
- Tenha uma agenda
Não precisa ser a de papel – apesar de ser ótima a sensação de riscarmos os itens feitos – mas tenha um calendário prático em que você possa anotar suas atividades daquele dia. Desde coisas do trabalho como “entrega de relatório”, ou pessoais como “fazer a unha às 15h”.
- Determine prazos
Para cada item que você deve fazer é necessário estabelecer um prazo. Isso sem contar o tempo que você levará para finalizá-lo. Então no caso estamos falando de dois períodos. Exemplo: atividade X precisa de dois dias para ser feita. Sua data de entrega é daqui a uma semana.
- Se auto gerencie
Essa é a parte onde a maioria das pessoas se embananam. Não se atentam aos prazos do item anterior e acabam fazendo o que não é tão importante antes, e o que é urgente, deixam para última hora. A dica é: se planeje! Aprenda a identificar o que mais te toma tempo e dê prioridade para os itens com o prazo menor.
Não é a toa que o dia tem 24 horas. Com certeza é tempo suficiente para desempenharmos nossas atividades e termos um período de lazer!.
Lembre-se de que o equilíbrio é tudo e a chave para isso é a sua organização!
E você, quais os métodos que utiliza para se organizar melhor? Conte para a gente!