Série Amamentação: Por que amamentar é tão importante?

Governo lança campanha Agosto Dourado de incentivo à amamentação.

Na primeira semana do mês de agosto se comemora a Semana Mundial de Amamentação, ação anual de incentivo ao aleitamento materno. Com isso o governo lançou o Agosto Dourado, o qual durante o mês inteiro haverá ações nacionais específicas de incentivo e auxilio para as mamães.

O objetivo da campanha é mostrar para toda família a importância do aleitamento materno e envolvê-los em todo processo. Cada membro da família tem um papel fundamental na hora de propiciar um ambiente favorável para a mamãe e o bebê.

E nós da S.Stein Baby, como a primeira joalheria para crianças de 0 a 6 anos do Brasil, apoiamos essa causa e acreditamos que o aleitamento materno é super importante para o desenvolvimento da criança. Por isso criamos uma série especial de 5 posts falando sobre mitos, dicas e sugestões sobre amamentação.

A primeira coisa é a ser dita é que nem tudo é um conto de fadas. Não são muitas as mulheres que conseguem amamentar com facilidade. O processo pode ser longo e dolorido. Os desafios irão surgir, mas o importante é tentar e se necessário contar com a ajuda profissional, e buscar a melhor nutrição para o seu bebê.

Mas por que será que é tão importante amamentar?

  1. O leite materno é o mais completo alimento que o seu bebê irá precisar. Ele tem todos os nutrientes necessários e importantes para a criança até o sexto mês de vida, não sendo necessário nenhum outro alimentar para complementação.
  2. Por meio do aleitamento materno todos os anticorpos são transmitidos para o bebê com uma inteligência absurda, além de sua constituição se modificar a cada necessidade do pequeno, como uma gripe ou indisposição. Além de funcionar como um “remédio” natural, o leite materno previne inúmeras doenças que podem ocorrer até na idade adulta, como hipertensão e diabetes, e evita problemas auditivos, psicomotores e respiratórios.
  3. Provoca menos cólicas nos bebês, pois sua digestão é mais rápida.
  4. O momento da amamentação é quando o vínculo entre o bebê e a mãe se intensifica, e essa relação é fundamental para as demais relações que a criança terá ao longo da vida.
  5. Para a mãe o período de amamentação é fundamental para sua recuperação pós parto, pois ajuda na volta do útero para seu tamanho normal e na perda de peso, além da prevenir contra o câncer de mama e ovário.

São apenas benefícios quando falamos de amamentação, tanto para a mãe como para o bebê. Por isso é tão importante tornar acessível toda forma de informação, benefícios e dicas profissionais.

Mãe e bebê abraçados.
A amamentação auxilia na formação do vínculo entre a mãe e o bebê.

Lembre-se: qualquer dúvida consulte seu pediatra ou sua enfermeira de acompanhamento. E não passe apuros sozinha! Qualquer dificuldade, medo ou insegurança procure ajuda! Os centros médicos públicos estão preparados para receber você e lhe dar todo auxílio necessário.

Acompanhe nossos posts durante esse mês e descubra mais sobre esse universo chamado amamentação!

E você? Qual é o melhor benefício da amamentação na sua opinião?

Compartilha com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.